Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > LUSODESCENDENTE, COM ORIGENS EM MONÇÃO, LANÇOU LIVRO DE BANDA DESENHADA “LES PORTUGAIS”

LUSODESCENDENTE, COM ORIGENS EM MONÇÃO, LANÇOU LIVRO DE BANDA DESENHADA “LES PORTUGAIS”

14.02.2022
Da autoria de Olivier Afonso, a publicação, com chancela da editora Les Arénes, retrata a chegada dos portugueses a França nos anos 70. Lançada na livraria “Rubriques à Bulles”, em Paris, será apresentada, a breve prazo, em Bruxelas e na Córsega.
 
Olivier Afonso nasceu em Pontoise, arredores de Paris, um ano após a “Revolução dos Cravos”, em Portugal. O seu pai, Mário, com o mesmo nome que o protagonista da história, é natural da freguesia da Portela, em Monção, tendo emigrado para França alguns anos antes, onde conheceu a sua esposa, natural de Felgueiras.
 
Com 46 anos, Olivier acaba de cumprir um sonho de longa data. Apresentar, em livro, a chegada dos seus pais e de milhares de portugueses ao território gaulês, fugindo ao regime opressivo do Estado Novo e procurando, na pátria da liberdade, melhores condições de vida.
 
Em declarações à Lusa, Olivier referiu: "Fico contente que haja um vestígio destas histórias e, se isto puder ajudar as pessoas a compreenderem melhor tudo o que se passou, ficarei muito feliz. Era bom que servisse, também, para abrir o debate sobre a emigração portuguesa em França”.
 
Demonstrando, desde muito cedo, apetência para as artes, Olivier é artista plástico há mais de 20 anos, realizando maquilhagem e efeitos especiais para o cinema, tendo participado na conceção de alguns dos filmes de maior sucesso em França nos últimos anos. Na realização, assinou o filme "Girls with Balls".
 
A escrita desta história, com ilustração de Aurélien Ottenwaelter e uma tiragem de 6000 exemplares, permitiu a Olivier reencontrar-se com as suas próprias origens, uma vez que, durante muito tempo, disse à Lusa, não se sentiu nem português, nem francês.
 
Muitos Parabéns, Olivier