Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > PROMOVER E VALORIZAR O PAPEL DO CUIDADOR INFORMAL

PROMOVER E VALORIZAR O PAPEL DO CUIDADOR INFORMAL

20.01.2022
A Câmara Municipal de Monção e o CASTIIS assinaram protocolo de colaboração. Até ao momento, realizaram-se ações de formação, seguindo-se, a partir de 7 de março, a implementação do Programa Psicoeducativo para Cuidadores Informais.
 
O cuidador informal é uma pessoa não profissional que presta apoio a pessoas dependentes (idosos, pessoas com deficiência, demências ou doenças crónicas) em contexto domiciliar, desempenhando uma função ativa e complementar à equipa médica.
 
A responsabilidade dos cuidadores informais tem aumentado significativamente nos últimos anos, estimando-se que, em Portugal, 80% dos cuidados sejam prestados por cuidadores não profissionais, representando um universo de mais de mais de 800 mil pessoas.
 
A criação do Estatuto do Cuidador Informal (Lei n.º 100/2019, de 6 de setembro) representou um passo importante na prestação de melhores cuidados à população mais envelhecida e dependente, passando as famílias a constituir um eixo central nos cuidados aos doentes.
 
Apesar desse avanço social, entendido como fundamental pela generalidade dos especialistas nesta temática, torna-se necessário um debate aberto, continuo e esclarecedor, de modo a que as medidas de apoio tenham um impacto efetivo na qualidade de vida dos doentes e cuidadores.
 
Nesse sentido, a Câmara Municipal de Monção e o CASTIIS – Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo, promotor do programa “Cuidar de Quem Cuida”, assinaram, recentemente, um protocolo de colaboração, cujo objetivo geral consiste em promover e valorizar o papel do cuidador informal.
 
No âmbito do referido protocolo, realizaram-se várias ações de formação para técnicos, em formato presencial e online, tendo participado as seguintes entidades: Câmara Municipal de Monção, Centro de Saúde de Monção, Santa Casa da Misericórdia de Monção, Associação “DinamicaMENTE”, e Fisioterapias de Monção – Centro Médico.
 
No dia 7 de março, inicia-se o Programa Psicoeducativo para Cuidadores Informais, que decorrerá às segundas-feiras, na Biblioteca Municipal de Monção, sendo dinamizado por uma equipa multidisciplinar com a finalidade de apoiar os cuidadores informais de pessoas dependentes.
 
O programa tem como finalidade proporcionar apoio emocional e treinar competências às pessoas que cuidam de familiares, vizinhos e amigos em situação de doença crónica, deficiência ou dependência, visando otimizar a execução de determinadas tarefas.
 
Inscrições
Com participação gratuita, as inscrições estão abertas, até ao dia 28 de  fevereiro, através do telefone 251 649 000 ou do correio eletrónico servicossociais@cm-moncao.pt. Se cuida de alguém e precisa de apoio, inscreva-se.