Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > INAUGURAÇÃO DOS PASSADIÇOS DA CASCATA DO FOJO, EM LARA

INAUGURAÇÃO DOS PASSADIÇOS DA CASCATA DO FOJO, EM LARA

13.01.2022
Com cerca de 350 metros de extensão, os passadiços têm inicio no Lugar do Forno e terminam na Cascata do Fojo, um lugar sombreado, relaxado e fascinante, onde a água cai entre duas paredes rochosas, criando pequenas lagoas aprazíveis.
 
O “quadro” da freguesia de Lara “pinta-se” com belas plantações de vinho Alvarinho, excelentes condições naturais para passar momentos agradáveis, em família ou amigos, e áreas contemplativas, como o Alto da Cotorinha, antiga eira comunitária, que projeta uma vista deslumbrante sobre a freguesia do Vale do Gadanha.
 
Esta quinta-feira, 13 de janeiro, dia da freguesia, fruto de parceria entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, Lara ganhou mais um atrativo turístico com a inauguração dos Passadiços da Cascata do Fojo, estrutura com cerca de 350 metros de extensão que conduz residentes e visitantes aquele local emblemático da freguesia, um dos mais aprazíveis do nosso concelho.
 
Presente na inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, relevou o impacto positivo deste investimento no alargamento da oferta turística do nosso território, permitindo o acesso facilitado a uma joia da coroa monçanense que, adiantou, tem um grande potencial para cativar e fidelizar visitantes.
 
Para o Presidente da Junta da Freguesia de Lara, Carlos Vieites, a freguesia viveu um dia memorável: “celebramos o dia da freguesia com a abertura ao público de um investimento que orgulha todos os habitantes de Lara e que contribuirá para a promoção da nossa terra. Um forte agradecimento à Câmara Municipal e a todos os proprietários que, a titulo gratuito, cederam os seus terrenos. Bem hajam”. 
 
Composto por rampas, plataformas e escadas, na sua maioria em madeira de pinho tratado, os passadiços foram implementados com a preocupação de causar o menor impacto visual possível e preservar os elementos naturais e construídos visíveis ao longo do percurso.
 
A Cascata do Fojo constituem um espaço propício ao descanso e relaxamento, proporcionando sensações refrescantes numa área sombreada. Neste local, a água cai em cascata entre duas paredes rochosas, criando pequenas lagoas aprazíveis.
 
Um lugar fascinante e convidativo, onde é possível apreciar alguns moinhos seculares que, em outros tempos, simbolizavam uma das vivências da comunidade local: a moagem do trigo. A nova acessibilidade propiciada pelos passadiços vai, certamente, transformar aquele espaço edílico numa visita obrigatória.