Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

06.12.2021
Serviço de Ação Social promove atividade de sensibilização junto da população local, com participação de Henrique Gomes, cidadão portador de deficiência visual.
 
No passado dia 3 de dezembro, celebrou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Monção, através do Serviço de Ação Social, desenvolveu uma atividade de sensibilização com Henrique Gomes, cidadão portador de deficiência visual.
 
Duas técnicas, Ana Luísa e Cláudia, percorreram várias artérias da vila, percebendo, no momento, as diversas dificuldades de mobilidade sentidas por Henrique Gomes e a forma como estas podem ser ultrapassadas. Paralelamente, distribuíram um panfleto informativo à população.
 
Com esta ação de consciencialização, pretendeu-se alertar a população local para os obstáculos que as pessoas com deficiência visual e mobilidade reduzida encontram no dia a dia. Procurou-se, igualmente, apelar à consciência cívica de cada um(a), de forma a assegurar maior comodidade e mais segurança aos referidos cidadãos nas suas deslocações.
 
Uma situação acautelada pela Câmara Municipal de Monção que, em cada nova intervenção urbanística, leva em consideração um conjunto de medidas, práticas e recomendações, direcionadas para a promoção da circulação de pessoas com dificuldades visuais e físicas.
 
Nas intervenções recentes realizadas no centro histórico de Monção, abrangendo várias artérias, a Praça da República e o Largo da Alfândega, houve a preocupação de eliminar obstáculos existentes, alargar os passeios e criar piso de alerta, com perfil pitonado, à entrada das passadeiras para peões.