Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > ESPETÁCULO ALERTOU PARA A IMPORTÂNCIA DE MANTERMOS UM PLANETA VIVO, LIMPO E SAUDÁVEL

ESPETÁCULO ALERTOU PARA A IMPORTÂNCIA DE MANTERMOS UM PLANETA VIVO, LIMPO E SAUDÁVEL

27.10.2021
A mensagem, assente na sustentabilidade ambiental e na proteção dos mares e rios face ao avanço do plástico, ecoou, na manhã de hoje, no auditório do Cine Teatro João Verde, através do espetáculo de marionetas “Plastikus”, produzido pela companhia “Krisália”.
 
Ondina cresceu a ouvir o som das ondas e a brincar com a areia da praia. À medida que a idade avançava, apercebia-se que, cada vez mais, o seu lugar de brincadeira era inundado por objetos feitos de plástico. Outrora, o que era um lugar de entretimento, transformou-se num espaço repleto de detritos, pouco convidativo.
 
Olhando para trás, Ondina, mais velha, deixa escapar uma mão cheia de lamentos e o desejo, muito forte, que a praia possa voltar a ser o local que “abraçava”, a toda a hora, na sua meninice e juventude. Um desejo, em forma de recado, às gerações mais novas.
 
Esta mensagem, assente na sustentabilidade ambiental e na proteção dos mares e rios face ao avanço do plástico, ecoou, na manhã de hoje, no auditório do Cine Teatro João Verde, através do espetáculo de marionetas “Plastikus”, produzido pela companhia “Krisália”.
 
Realizada no âmbito do projeto “School4All”, promovido pela CIM Alto Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Monção, na plateia daquela sala de espetáculos, batizada com o nome do poeta maior das letras monçanenses, estiveram presentes professores, auxiliares e alunos do Centro Escolar José Pinheiro Gonçalves.
 
Na conversa posterior, os atores da peça mostraram, por A mais B, que é missão de todos proteger o meio ambiente. Pedagogicamente, os alunos interiorizaram a ideia que “o mar não deve ter plástico” porque “não faz bem ao ambiente e aos peixes”. Assim, levaram para casa a mensagem que “é preciso ter muita atenção para não se poluir a natureza”.
 
Presente no espetáculo e na conversa informal com os alunos, a Vereadora da Educação, Daniela Fernandes, agradeceu a recetividade e colaboração de todos os envolvidos nesta iniciativa e lembrou aos pequenos a importância de mantermos um planeta vivo, limpo e saudável.
 
No período da tarde, decorreu, na escola mencionada, um ateliê de construção de marionetas com uma turma do 4º ano. Nesta oficina de trabalho, os alunos, com a colaboração dos professores, tiveram a oportunidade de reutilizar o plástico usado nas embalagens dos seus lanches, criando pequenas marionetas.
 
Atividade promovida pelo Projeto “School 4 All”, no âmbito do PIICIE, cofinanciado pelo Norte 2020/FSE.