Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > DOENÇA DE ALZHEIMER

DOENÇA DE ALZHEIMER

21.09.2021
O Município de Monção voltou a associar-se à campanha de sensibilização da Associação DinamicaMENTE, através da colocação de um laço verde na fachada do Edifício do Loreto.
 
O Dia Mundial da Doença de Alzheimer celebrou-se ontem, dia 21 de setembro. À semelhança do ano passado, a Câmara Municipal de Monção associou-se à campanha de sensibilização e consciencialização, promovida pela Associação DinamicaMENTE, através da colocação de um laço verde na fachada do Edifício do Loreto.
 
No âmbito da campanha, que decorre ao longo deste mês, a associação solicita à população a colocação de laços verdes nas fachadas das suas habitações, instituições e estabelecimentos comerciais. Na comunicação da iniciativa, pode ler-se: “Vamos juntar laços de esperança e apoio aos cuidadores e pessoas com demência”
 
Ontem à noite, no Salão Nobre da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção, realizou-se o II Encontro “Lembra-te quem és”, com o tema “Cuidar da Saúde Mental”. Um alerta para as consequências desta patologia, bem como para o papel fundamental do cuidador, o qual necessita de apoio constante no desenvolvimento das suas tarefas de acompanhamento do doente.
 
A doença de Alzheimer é uma patologia do cérebro, com agravamento progressivo, lento e irreversível, que afeta as funções intelectuais: a compreensão, a orientação, a atenção, o pensamento, a memória. Estima-se que existam cerca de 60 mil pessoas com doença de Alzheimer em Portugal. No mundo, serão 35,6 milhões de pessoas.
 
Pequenos gestos fazem uma grande diferença.Vamos dar as mãos por uma causa que é de todos e para todos.