Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > D. JOÃO LAVRADOR É O NOVO BISPO DA DIOCESE DE VIANA DO CASTELO

D. JOÃO LAVRADOR É O NOVO BISPO DA DIOCESE DE VIANA DO CASTELO

21.09.2021
Nomeação do Papa Francisco teve lugar esta manhã. Em comunicado, a Confederação Episcopal Portuguesa manifestou uma “imensa alegria”.
 
O Papa Francisco nomeou, esta manhã, D. João Evangelista Pimentel Lavrador como o novo Bispo da Diocese de Viana do Castelo. De acordo com a Conferência Episcopal Portuguesa, a nomeação foi recebida com “imensa alegria”, acolhendo “em festa o pastor de esperança para o Alto Minho”.
 
João Evangelista Pimentel Lavrador nasceu a 18 de fevereiro de 1956, em Seixo, concelho de Mira, diocese de Coimbra. Após a ordenação sacerdotal em Coimbra, a 14 de junho de 1981, foi colocado como vice pároco na paróquia de Pombal, na qual se dedicou especialmente à pastoral juvenil.
 
Em 7 de maio de 2008, é nomeado Bispo Titular de Luperciana e Auxiliar do Porto e, em 2015, é nomeado Bispo de Angra, nos Açores. D. João Lavrador sucede a D. Anacleto Oliveira, que faleceu num acidente de viação, em setembro do ano passado.
 
A Câmara Municipal de Monção saúda a nomeação de D. João Lavrador. desejando-lhe uma frutuosa e enriquecedora missão pastoral na Diocese de Viana do Castelo.