Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > UNIDADE DE BOMBEIROS DE PROXIMIDADE REATIVADA HOJE EM RIBA DE MOURO

UNIDADE DE BOMBEIROS DE PROXIMIDADE REATIVADA HOJE EM RIBA DE MOURO

15.06.2021

Constituída por cinco bombeiros apoiados por uma viatura de combate a incêndios florestais, a unidade fica na freguesia até o mês de outubro. Hoje, por uma boa causa, voltou a ouvir-se a sirene dos bombeiros.

À semelhança dos últimos anos, a freguesia de Riba de Mouro volta a receber uma unidade de bombeiros de proximidade. Relançada hoje, 21 de junho, primeiro dia de verão, é constituída por cinco bombeiros apoiados por uma viatura de combate a incêndios florestais.

A presença dos “soldados da paz” em Riba de Mouro, que decorrerá até o mês de outubro, tem como objetivo intervir, de forma atempada, naquela área de montanha do Vale do Mouro, a qual abrange várias freguesias com extensa mancha florestal. Hoje, por uma boa causa, voltou a ouvir-se a sirene dos bombeiros.

António Barbosa destacou a importância desta unidade de proximidade na prevenção e combate dos incêndios florestais que, adiantou, constituem um perigo grande para as populações locais e uma perda irreparável em termos ambientais e paisagísticos para o nosso território.

Reafirmou o esforço e dedicação dos “soldados da paz” nos períodos mais quentes do ano, reconhecendo a coragem de cada voluntário(a) na defesa dos monçanenses. Enalteceu, também, o apoio incansável neste período de pandemia que vivemos.

O autarca local, José Manuel Fernandes, considerou a unidade de proximidade uma iniciativa louvável com enorme relevância na salvaguarda da floresta e dos núcleos habitacionais mais distantes e isolados. Apesar do caráter temporário da unidade, sublinhou a satisfação da população em voltar a ter os bombeiros na freguesia.

Para a direção e comando dos “soldados da paz” monçanenses, a presença física de bombeiros nesta área concelhia é uma mais-valia para as populações locais. Tanto Ivo Fernandes, Vice-Presidente da Direção, como Hélder Trancoso, segundo comandante, comungaram da opinião que a unidade contribuirá para uma intervenção mais célere no combate às chamas e à segurança de pessoas e bens.

A secção de Riba de Mouro dos Bombeiros Voluntários de Monção foi inaugurada a 21 de novembro de 1992 numa cerimónia presidida pelo então ministro Luis Marques Mendes. Cerca de década e meia depois, deixou de funcionar e servir a população daquela zona montanhosa do concelho de Monção. Nos últimos anos, tem servido a população como unidade de proximidade no período de verão.