Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > INVESTIMENTO SUPERIOR A MEIO MILHÃO DE EUROS NA BENEFICIAÇÃO DA E.M. 505, ENTRE PARADA E ANHÕES

INVESTIMENTO SUPERIOR A MEIO MILHÃO DE EUROS NA BENEFICIAÇÃO DA E.M. 505, ENTRE PARADA E ANHÕES

20.05.2021
Intervenção, com uma extensão próxima de 8 quilómetros, requalifica a rede viária naquela área do Vale do Gadanha e valoriza o acesso ao Santuário do Senhor do Bonfim, onde será construída uma rotunda no cruzamento para Luzio.
 
A requalificação da Estrada Municipal 505, entre Parada e Anhões, iniciou-se esta semana, incluindo, também, a beneficiação de dois caminhos públicos na freguesia de Trute. Adjudicada à empresa “Duque e Duque, Terraplanagens, Lda”, o investimento situa-se em 538.014, 24 €, IVA incluído.
 
Tratando-se da requalificação do traçado existente, com remodelação e beneficiação de pavimentos, a empreitada contempla a execução de órgãos de drenagem, construção de valetas, limpeza de aquedutos e construção de caixas de visita com grelha em ferro fundido.
 
Com uma extensão próxima de 8 quilómetros, os trabalhos englobam a construção de uma rotunda e arranjo envolvente no cruzamento para a Luzio, um local muito próximo do Santuário do Senhor do Bonfim, espaço religioso envolvido numa frondosa e sombreada carvalheira, sendo, por tradição, muito procurado pelos devotos.
 
Numa perspetiva de reforço turístico da região e de valorização do Santuário do Senhor do Bonfim, será instalada sinalética de apoio aos ciclistas e peregrinos. A começar em Cambeses, a informação disponibilizada fará menção aos quilómetros que faltam até ao Senhor do Bonfim, a altitude de determinados locais e a inclinação média no próximo quilómetro.
 
A Festividade em Honra do Senhor do Bonfim realiza-se, habitualmente, no segundo domingo de julho, com muitas pessoas a fazerem o percurso a pé. Trata-se de uma das romarias mais conhecidas e concorridas do concelho de Monção, cujo programa apresenta vários momentos festivos e uma acentuada componente religiosa, venerando a figura do Senhor do Bonfim.