Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > SESSÃO DE TEATRO-DEBATE ALERTA JOVENS PARA A DEPENDÊNCIA DAS REDES SOCIAIS

SESSÃO DE TEATRO-DEBATE ALERTA JOVENS PARA A DEPENDÊNCIA DAS REDES SOCIAIS

12.05.2021
Companhia de Teatro “Baal 17” trouxe “Obsessão” à EB 2.3 de Monção. Os alunos, com idades entre 13 e 14 anos, mostraram interesse na temática e, alguns, tiveram a possibilidade de contracenar com os atores.
 
Como resultado da candidatura da Câmara Municipal de Monção ao Programa “Cuida-te”, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a EB 2.3 de Monção recebeu, esta manhã, uma sessão de teatro-debate sobre a dependência das redes sociais.
 
A peça, protagonizada pela Companhia de Teatro “Baal 17”, sediada em Serpa, denomina-se “Obsessão”, focando-se no quotidiano de Jéssica, jovem que vive uma relação de alheamento com a realidade, reproduzindo cada sorriso, cada alegria e cada lágrima, de acordo com a distância percorrida por cada post publicado no Facebook ou Instagram. 
 
Ao longo da peça, os atores revelam a perigosidade de uma excessiva proximidade às redes sociais, elencando uma série de adversidades decorrentes desse “refúgio” virtual. É realçado, também, o papel preponderante e imprescindível que os amigos desempenham na minimização desta questão.
 
Na sala 19, estiveram 20 alunos do 8º ano, com idades entre 13 e 14 anos, os quais evidenciaram curiosidade e interesse na temática em debate, interagindo com os atores e opinando sobre o grau de influência das redes sociais nas suas escolhas, compromissos e prioridades.
 
No final, Alexandre, Lucas e Leonor saltaram da plateia para o palco. Fizeram de amigos de Jéssica, mostrando-lhe que a rede social deve ser encarada como um meio de entretimento e não de alienação. Sem contemplações e voz firme, como fazem os amigos, deram-lhe conta dos malefícios da dependência virtual. E disseram-lhe que a verdadeira realidade não está num ecrã, pequeno ou grande, mas na vivência do dia a dia.