Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS

17.04.2021

Instituída a 18 de abril de 1982, pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (COMOS), a celebração deste dia, amanhã, tem como objetivo promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, procurando, ao mesmo tempo, alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.

Constitui, também, uma ótima oportunidade para conhecermos os monumentos e os sítios do nosso país. Em Monção, com 33 freguesias dispersas pelo núcleo urbano e pelas áreas geográficas do Vale do Gadanha e do Vale do Mouro, temos muito para oferecer a quem pretende passar momentos agradáveis, e enriquecedores. 

À história ancestral e identidade endógena do nosso território, juntamos as muralhas fernandinas, rodeadas de paisagens deslumbrantes, as ruelas do casco urbano, com tanto para contar, uma gastronomia requintada e apaladada, que faz as delicias dos comensais, e a hospitalidade e generosidade de um povo, disposto a recebe-lo(a) como merece.

Os lugares de montanha assemelham-se a imensos e belos jardins, recortados pelo serpentear tranquilo dos rios Mouro e Gadanha, que deslizam por vales profundos e generosos, em direção ao rio Minho. Passear por estes lugares é um regalo para o olhar e um descanso para a alma.

Uma visita feita à sua medida. Com património diversificado (natural, religioso, arqueológico, civil, etnográfico e militar), casas apalaçadas, turismo em espaço rural, a alegria genuína das nossas gentes, o pulsar das coletividades e o legado dos nossos antepassados, que teimamos em preservar.

Em cada freguesia, há sempre algo a descobrir. Tem 33 motivos para nos visitar.

Monção, esta terra chama-te.