Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > CENSOS 2021

CENSOS 2021

01.04.2021
Recenseamento da população inicia-se no dia 5 de abril com a distribuição ao domicilio das cartas do Instituto Nacional de Estatística (INE). As respostas devem ser remetidas, preferencialmente, entre os dias 19 de abril e 3 de maio.
 
Após um período de formação, a operação de recenseamento no nosso concelho será efetuada por uma equipa constituída por 1 coordenador municipal, 1 técnico municipal, 24 coordenadores, e 31 recenseadores, desenvolvendo a sua atividade em articulação com as uniões e juntas de freguesia.
 
A partir de 5 de abril, segunda-feira, os recenseadores, devidamente identificados, vão iniciar a distribuição ao domicilio das cartas do Instituto Nacional de Estatística (INE), devendo as respostas ser remetidas, preferencialmente, entre os dias 19 de abril e 3 de maio, através de uma das seguintes opções: 
 
1 – Pela internet, acedendo a censos2021.ine.pt, digitalizando o código e a password indicados na carta, e respondendo às perguntas. Quando terminar, selecionar “Entregar”.
 
2 – Contactando a junta de freguesia da sua residência, onde funciona um balcão e-censos destinado a apoiar os munícipes no preenchimento dos questionários.
 
3 – Contactando o recenseador da freguesia para recolha dos questionários no próprio domicilio e, caso faça falta, para ajudar no seu preenchimento. Nesta situação, todos os cuidados de proteção sanitária serão assegurados.
 
Havendo três opções, no contexto pandémico que vivemos, a entrega deve ser feita, preferencialmente, pela internet, o que permitirá aos munícipes efetuarem uma resposta fácil, segura e rápida, reduzindo os contactos presenciais entre recenseadores e população.
 
Os Censos constituem uma importante ferramenta, utilizada em vários países, usada para avaliar as necessidades dos habitantes e, a partir daí, planificar uma série de bens e serviços necessários à população: hospitais, escolas, lares, transportes e serviços públicos.
 
Contamos todos.Contamos com todos.