Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > DIA NACIONAL DOS CENTROS HISTÓRICOS

DIA NACIONAL DOS CENTROS HISTÓRICOS

27.03.2021

Criado em 1993, é comemorado hoje, dia 28 de março, data do nacimento de Alexandre Herculano, o seu patrono, tendo sido adotado pela generalidade das autarquias portuguesas com centro histórico.

O Dia Nacional dos Centros Históricos é celebrado hoje, domingo, dia 28 de março. Convidamo-lo/a a visitar o nosso. Nos últimos tempos, praças, largos e ruas foram objeto de requalificação, embelezando-se para proporcionar as melhores condições aos residentes e prender o olhar dos visitantes.

Devido à pandemia, sabemos que, este fim de semana, não é fácil. Um dia, quando quiser, sem data marcada, estamos de portas abertas para o receber. A sua presença na nossa terra é motivo de satisfação, dando-nos a oportunidade de mostrarmos o que nos distingue: simpatia e hospitalidade.

Com gosto, teremos muito para lhe contar: a riqueza da nossa história, a bravura das nossas heroínas, a diversidade das nossas tradições, os segredos do nosso património e a singularidade da nossa paisagem. Não vamos esquecer de mencionar o forte apego à ruralidade, sem perdermos de vista o progresso e o desenvolvimento equilibrado.  

E, como somos bons conversadores, também lhe falaremos do afamado e aromático vinho Alvarinho, sustento de centenas de famílias monçanenses, do Cordeiro à Moda de Monção, com nome ousado e sabor único, uma das maravilhas gastronómicas de Portugal, e das Roscas de Monção, outra maravilha, confecionadas com carinho e mestria pelas nossas rosqueiras.

Monção, esta terra chama-te.

Saber mais - Roteiro Centro Histórico de Monção