Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > RIBA DE MOURO/TANGIL: ESTRADA DE MODELOS CONCLUÍDA

RIBA DE MOURO/TANGIL: ESTRADA DE MODELOS CONCLUÍDA

26.03.2021

Neste percurso rodoviário, numa extensão de 670 metros, o pavimento existente em cubo de granito foi substituído por um tapete asfaltado, garantindo-se maior segurança e comodidade a quem reside e circula naquela zona.


Os trabalhos de “Beneficiação da Estrada de Riba de Mouro-Tangil (Modelos)”, com extensão de 670 metros e largura média de 4,50 metros, ligando as duas freguesias do Vale do Mouro, estão concluídos, permitindo a circulação automóvel.


Nesta empreitada, o pavimento existente em cubo de granito foi substituído por um tapete asfaltado, procedendo-se, igualmente, à execução de muros de betão ciclópico para suporte da via e à construção de serventias com pavimento em betão.


Em alguns locais, os muros em alvenaria de granito que se encontravam em mau estado de conservação foram demolidos e reconstruídos, aproveitando-se a pedra existente. Foram, também, pavimentadas áreas correspondentes a entroncamentos com vias secundárias existentes.


António Barbosa destaca a importância desta empreitada em termos de mobilidade entre as duas freguesias e de segurança para os automobilistas: “a estrada não apresentava as melhores condições de circulação devido ao pavimento em cubo. Ultrapassamos essa adversidade, colocando à disposição da população um percurso mais seguro”.


Ao longo do trajeto, foram distribuídos novos órgãos de drenagem contendo caixas de visita em ferro fundido para recolha de água pluvial. O largo para manobras de viaturas, com uma área de 300 metros quadrados, foi igualmente pavimentado.


Neste percurso rodoviário, com inicio na Estrada da Costa, em Riba de Mouro, e acesso ao Lugar de Modelos, em Tangil, foi aplicada camada de desgaste em tapete betuminoso de tecnologia a quente na espessura média de 6 cm. A presente intervenção garante maior segurança e comodidade a quem reside e circula naquela zona.