Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > REMOÇÃO DE PLACAS DE FIBROCIMENTO NA EB 2,3 DEU-LA-DEU MARTINS

REMOÇÃO DE PLACAS DE FIBROCIMENTO NA EB 2,3 DEU-LA-DEU MARTINS

26.03.2021

A intervenção, iniciada esta semana, garante o cumprimento da legislação em vigor, melhora a eficiência energética e protege o ambiente e a saúde pública.   

 
A remoção de placas de fibrocimento, contendo amianto, na EB 2.3 Deu-la-Deu Martins, em Monção, iniciou-se esta semana, abrangendo o edifício principal e o balneário de apoio ao polidesportivo. A empreitada, no valor de 89.366, 76 €, imposto incluído, foi entregue à empresa “Margem D´Erro, Unipessoal, Lda”.


Tendo em consideração a melhoria da eficiência energética e a durabilidade do material, o novo revestimento será feito em painéis sandwich de aço, dupla face com isolante, e 30 mm de espessura preenchida em poliuretano. Dando continuidade à intervenção realizada em outros edifícios escolares, optou-se pela cor branca.


Para António Barbosa, a intervenção garante “o cumprimento do quadro legislativo em vigor” e “os critérios que estiveram na origem da Carta Educativa de Monção”, cujo objetivo consiste na “criação das melhores condições de segurança e salubridade, visando uma aprendizagem bem-sucedida dos jovens monçanenses”.


Cumprindo a portaria nº40,2014, de 17 de fevereiro, todos os materiais serão removidos, acondicionados e transportados com estrema precaução, de forma a proteger o ambiente e a saúde humana. À chegada e saída do local, os funcionários da empresa, devidamente equipados, “passam” pela Unidade de Descontaminação de Amianto.


A remoção das placas de fibrocimento na EB 2.3 Deu-la-Deu Martins, em Monção, cumpre a Resolução da Assembleia da República nº24/2003, de 2 de abril, da Lei nº2/2011, de 9 de fevereiro, e do Despacho nº6573-A/2020, de 23 de junho, o qual publicou a listagem dos estabelecimentos de ensino com cobertura em amianto.