Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > VACINAÇÃO: SEGUNDA DOSE CHEGOU HOJE A 330 IDOSOS DO CONCELHO

VACINAÇÃO: SEGUNDA DOSE CHEGOU HOJE A 330 IDOSOS DO CONCELHO

18.03.2021

No passado dia 25 de fevereiro, iniciou-se o processo de vacinação da população monçanense contra o novo coronavírus. Esta quinta-feira, 18 de março, passados 21 dias, os 330 idosos vacinados no primeiro dia, receberam a segunda dose.

Maria José Guimarães, a enfermeira mais antiga de Monção, com a bonita idade de 86 anos, foi uma das pessoas que recebeu a segunda dose. Relembramos a mensagem, concisa e esperançosa, deixada no primeiro dia: “A vacina é muito importante para vencermos o vírus”.

Até ao momento, num total de seis dias (25/26 de fevereiro e 4/5/11/18 de março), foram aplicadas 1314 vacinas a 984 pessoas do concelho, com idade superior a 80 anos ou, entre 50 e 65 anos, sendo portadoras de doenças relacionadas com insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal crónica e doença pulmonar crónica.

O plano de vacinação tem decorrido com total normalidade, evidenciando-se, ao longo do processo, a competência dos profissionais de saúde, das equipas de bombeiros e dos funcionários da autarquia, bem como o sentido de responsabilidade e a postura cívica dos utentes.

A marcação é efetuada, telefonicamente, pelo Centro de Saúde de Monção, o qual comunica ao utente o dia e a hora em que deve dirigir-se ao Centro de Vacinação. O acesso apenas é permitido aos utentes com marcação definida, podendo, em caso de mobilidade reduzida, ser acompanhados por um familiar.

No contexto pandémico, refira-se que os funcionários e utentes das instituições sociais do concelho já foram todos vacinados, havendo entidades que já receberam a segunda dose. Trata-se de um procedimento gradual que, à semelhança da vacinação da população, está a realizar-se num quadro de normalidade.