Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > REDE NACIONAL DE MUNICÍPIOS AMIGOS DA JUVENTUDE

REDE NACIONAL DE MUNICÍPIOS AMIGOS DA JUVENTUDE

09.03.2021

Esta plataforma, criada pela Federação Nacional das Associações Juvenis, visa a dinamização do movimento juvenil no território nacional. Monção é um dos municípios fundadores. 

Monção é um dos municípios fundadores da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, plataforma criada, em finais do ano passado, pela Federação Nacional das Associações Juvenis, tendo como missão consolidar a ligação e a cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias portuguesas.

A participação nesta rede, que conta com 70 municípios em várias regiões do território nacional, permite a implementação e avaliação de politicas locais de juventude, eleva o compromisso no nosso município com os jovens do concelho e potencia a criação de mais e melhores politicas amigas da juventude.

Assegura, também, a partilha de boas práticas associativas, a criação de estratégias estruturantes e sustentáveis, a promoção de sinergias associativas e municipais, bem como a otimização das mais variadas ferramentas de participação juvenil. 

Paralelamente, garante continuidade ao trabalho efetuado pela autarquia local junto dos estabelecimentos de ensino e movimento associativo local, cuja aposta incide na dinamização da participação cívica e solidária dos jovens monçanenses na vida comunitária.

O Conselho Municipal da Juventude de Monção tem desenvolvido vários projetos, atividades e planos de ação, estando agendado, no presente ano, a elaboração do Plano Municipal da Juventude, o qual deverá englobar várias medidas de envolvimento e capacitação juvenil.