Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Município > Tradições > Vindimas

Vindimas

Monção


Monção é uma terra de vinho, sendo “Berço do Alvarinho” e produtor de excelentes vinhos tintos. A vindima é uma atividade fortemente enraizada no concelho, não havendo um monçanense que, pelo menos uma vez na vida, não tenha vivenciado esta experiência.

Esta atividade, que acontece em setembro, é uma fonte de rendimentos para muitas famílias monçanenses que, com esforço e prazer, conciliam a sua atividade profissional com a plantação de vinho. Neste período, muita gente tira férias para participar nas vindimas.

Com várias empresas dedicadas à comercialização de vinho, através de rótulo próprio, o cluster vinícola é essencial na economia local. Todos os anos, realiza-se a Feira do Alvarinho, na sede do concelho, e a Feira do Vinho Tinto, em Tangil. Todos os dias, o contacto com o Vinho Alvarinho pode ser feito no Museu do Alvarinho.

A vertente vinícola é tão importante no nosso concelho que existe uma entidade defensora e promotora do Vinho Alvarinho (Associação de Produtores de Alvarinho), uma rota dedicada, exclusivamente, ao Vinho Alvarinho (Rota do Vinho Verde Alvarinho), bem como duas confrarias: Real Confraria do Vinho Alvarinho e Real Confraria do Vinho Verde Tinto.