Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Município > Tradições > Artesanato

Artesanato

Monção


O artesanato é um valioso instrumento de expressão do património cultural do concelho, sendo importante referir os bordados e as rendas, a cerâmica, a tecelagem, os trabalhos em madeira e as artes decorativas. Todos estes produtos constituem um património de valor incalculável que, infelizmente, corre o risco de se perder, uma vez que, os artesãos locais estão envelhecidos e as gerações mais novas hesitam em dar continuidade ao legado cultural herdado dos maiores.

Face a esta situação, em tudo igual ao que acontece nas restantes regiões do país, o município tem apostado na revitalização dos ofícios tradicionais, impulsionando iniciativas e ações formativas, disponibilizando espaços de promoção e apoiando as coletividades etnográficas e culturais, que desenvolvem esforços nesse sentido.

Na sequência desse esforço coletivo, foi constituída a Associação de Artesãos de Monção "Post`Art" que, agrupando a maioria dos artesões do concelho, tem como objetivo garantir a transmissão de saberes e conhecimentos às novas gerações, preservando e dinamizando a produção do artesanato "Made in Monção".

Além da promoção e comercialização dos produtos manufaturados, os estatutos da associação representativa dos artesões locais asseguram a dignificação, divulgação e preservação das tradições, bem como, o desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas inovadoras.